MATERIAL
Tabuleiro
25
fichas de cor diferente.
3
dados.
OBJETIVO
Para
ganhar o jogador deverá ser o primeiro a identificar cinco fichas de mesma cor
em linha
reta
ou ter o menor número de pontos quando acabarem as fichas ou quando acabar o
tempo
de
jogo.
REGRAS
1)
Adversários jogam alternadamente. Cada jogador joga os três dados. Constrói uma
sentença
numérica usando os números indicados pelos dados e uma ou duas operações
diferentes.
Por exemplo, com os números 2, 3 e 4 o jogador poderá construir (2 + 3) x 4 =
20.
O jogador, neste caso cobriria o espaço marcado 20 com uma ficha de sua cor. Só é permitido
utilizar
as quatro operações.
2)
Contagem de pontos: um ponto é ganho por colocar uma ficha num espaço
desocupado que
seja
adjacente a um espaço com uma ficha (horizontal, vertical ou diagonalmente). O
jogador
subtrai
de 60 (marcação inicial) o ponto ganho. Colocando-se um marcador num espaço
adjacente
a mais de um espaço ocupada mais pontos poderão ser obtidos. Por exemplo, (veja
o
tabuleiro) se os espaços 0, 1 e 27 estiverem ocupados o jogador ganharia 3
pontos
colocando
uma ficha no espaço 28. A cor das fichas nos espaços ocupadas não faz
diferença.
Os
pontos obtidos numa jogada são subtraídos do total do jogador.
3)
Se um jogador passar sua jogada, por acreditar que não é possível fazer uma
sentença
numérica
com aqueles valores dos dados, o adversário terá uma opção a tomar. Se o
adversário
achar que seria possível fazer uma sentença com os dados jogados pelo colega,
ele
pode
fazer, antes de fazer sua própria jogada. Ele ganhará o dobro do número de
pontos nesta
situação, e em seguida poderá
fazer sua própria jogada. Nome: Caroline Ariéle
N°6
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